Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Retrospectiva 2019 RB notícias

Confiram fatos que tiveram destaques em Gandu e região em 2019

Um dos principais acontecimentos foi: Nasce no dia 22 de julho o portal de notícias Repórter Bahia.

Imagem de destaque da notícia

Nasce no dia 22 de julho o portal de notícias Repórter Bahia. Nós chegamos para acrescentar com conhecimento e com informações precisas.

Fechamos o ano levando notícias a Gandu e região e com a perspectiva de continuar sempre evoluindo.

O jornalismo significa transmitir ao público as principais informações de interesse de cada um. Por isso, surge o Repórter Bahia com a missão desafiadora de propor a melhor notícia com pluralidade, ou seja, qualquer informação importante terá destaque aqui. Nessa finalidade, não decidimos os fatos, entretanto podemos, torná-los, parte do conhecimento cotidiano das pessoas.

Reviravolta na política de Gandu

Pensando nas eleições municipais de 2020 oposição se une para enfrentar o prefeito Leonardo Cardoso na disputa pela prefeitura.

Oposição define e anuncia oficialmente Djalma Galvão do PT como pré-candidato a prefeito de 2020.

No governo municipal, inaugurações de reformas e obras tiveram destaques na atual gestão. Não diferente, início de obras com previsão para 2020 foram iniciadas. Para finalizar o ano, teve a conta do exercício financeiro de 2018 aprovada.

Na Câmara Municipal, a conta do exercício de 2018 teve aprovação do Tribunal de Contas do Município.

Em contrapartida, a conta reprovadas de ex-prefeito, Ivo Sampaio Peixoto referente ao período de 2016 precisava de 9 votos para ter as contas aprovadas, mas, somente cinco vereadores votaram a favor a aprovação, ou seja, sem quórum mínimo de votos. Mas, a aprovação das contas de 2016 do ex-prefeito Djalma Galvão foi determinante para criar expectativa para o pleito de 2020.

Infelizmente 2019 também foi marcado por suicídios na região e uma tentativa em Gandu. Confira;

Jovem põe fogo na casa, esfaqueia mulher e tenta suicídio, em Gandu;

Funcionária pública de Piraí do Norte comete suicídio;

Uma jovem moradora do distrito Itamarati comete suicídio.

Das 20 cidades mais violentas do Brasil quatro estão na Bahia. Simões Filho, na Região Metropolitana Salvador, voltou a liderar o ranking entre as cidades baianas, com taxa de 119,9 mortes para cada 100 mil habitantes. No ano passado, o município estava em segundo lugar, atrás de Eunápolis, no Sul do estado.

Policiais Militares da 60ª Companhia Independente (60ª CIPM) realizaram apreensões de drogas, armas veículos, suspeitos de praticarem crimes como tráfico, roubo e furto, assim como, suspeitos de homicídios. Além disso recuperaram veículos se furtos e roubos. Através de ações conjunta com outras polícias colaboraram com desfecho de operações;

Uma ação integrada da Polícia Federal com a Polícia Civil (5ª COORPIN) e Militar (60ªCIPM) de Gandu e Wenceslau Guimarães, deram cumprimento ao mandado de prisão da ex-Servidora Pública Estadual Anete Bispo dos Santos (50 anos), condenada em 2018 a 77 anos de prisão pelo Tribunal do Júri por ter provocado, intencionalmente, o acidente de trânsito que matou três pessoas e feriu outras quatro no município de Gandu, entre as feridas um adolescente de 13 anos e uma criança de três.

O adeus a pessoas ilustres como o professor e funcionário público Kleison Rosa, Adelina Souza (mãe do vereador Adriano Costa) e Furica deixaram ganduenses em luto. Da mesma forma, todos os lutos de ente queridos em Gandu e região foram de muito pesar.

Em Gandu assim como no Brasil houve o aumento do preço de produtos comerciais e de serviços públicos

Entre os exemplos principais estão a oscilação do valor do combustível e do gás de cozinha.

Outro aumento que mexeu bastante no bolso do consumidor foi a conta de energia elétrica.

Contra o artigo 256, motoristas de transporte alternativo de Gandu param no dia 23 de julho nesta terça-feira, (23)

Os motoristas de transportes alternativo de Gandu e do Brasil se manifestaram contra o artigo 256, proposto pelo governo Bolsonaro.

Maioria das mortes por assassinato em Gandu é por arma de fogo. 20/7

De janeiro a junho deste ano, 2.401 adolescentes foram encaminhados para as delegacias da Bahia.

Gandu e região registraram diversos assaltos e roubos.

Para começar 2019, no dia 5 de janeiro, três homens armados abordaram um funcionário e levaram cerca de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) de uma firma se cacau. Antes de fugir do local os bandidos ainda amarraram as vítimas e seguirem em direção ao centro da cidade.

Além disso, durante o ano vários atos de furtos e roubos ocorreram na cidade e nos municípios vizinhos.

Enfim, finalizou com furtos e roubos também. Veja;

Animal é furtado e abandonado minutos depois quando a dupla fogem de moto

Na noite do último domingo, (29), deste ano, uma segunda moto modelo Pop de placa policial OZQ-9357 e cor branca, foi furtada;

Moto é furtada na região do 'Cocão' de Wenceslau Guimarães e proprietário faz alerta. "Eu deixei a moto na frente da estufa e fui trabalhar, quando eu voltei não achei mais a moto", explica a vítima.

Outras informações no decorrer do ano

Suposta greve na PM baiana

O comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão, negou a informação de uma suposta greve deflagrada por policiais militares em outubro deste ano. Em conversa com a imprensa baiana ele explicou que a tropa não obedeceu a declaração do deputado estadual Soldado Prisco que realizou uma assembleia com alguns policiais.

Não pode deixar de lembrar...

1. A estudante ganduense Andressa de Jesus dos Santos ,12 anos, moradora do povoado de Água Preta, zona rural, venceu semifinal (6 etapa) da Olimpíada de Língua Portuguesa e garantiu vaga na grande final da competição dia 9 de dezembro.

2. Trigêmeos nascidos ontem (2) no Hospital João Batista Assis, em Gandu morrem minutos depois do parto. Um sonho da mãe Jailma Santos Silva Freitas e do pai Erisvaldo Freitas dos Santos é interrompido depois de uma grande expectativa que esperava que nada de ruim vinhesse acontecer.

No mais...

Em 12 meses, tivemos a sensação de ter vivido muitos anos. Quantos conflitos, discussões, sustos e surpresas inacreditáveis na política, na economia e no dia a dia.

Mas chegamos ao fim com esperança depois de um ano de tirar o fôlego: fogo nas florestas, petróleo no mar e poluição nas cidades. O meio ambiente em crise e o planeta debatendo seu futuro.

Na política, discussões sem fim, mas a reforma da Previdência foi aprovada. Gritos de protesto atravessaram continentes: Europa, Ásia e América do Sul.

Lama e destruição na maior tragédia ambiental do Brasil. Nas ruas, tiros e confrontos. Nunca tantas mulheres foram vítimas da violência.

Avanços na ciência: robôs aprenderam com o homem, que chegou a novas descobertas espaciais.

No esporte, alegrias: a Copa do Mundo das mulheres, a seleção brasileira campeã das Américas e o Flamengo em um ano espetacular.

Na política do governo federal concluiu o ano com o dólar em alta, com o grupo que iniciou a gestão rompido e inimigo, com o valor da carne alta, com vetos presidenciais que a justiça suspenderam como radares móveis e do seguro DPVAT. Vale lembrar que, na reforma da previdência e da lei sobre as novas regras das eleições o congresso derrubou vários vetos presidenciais.

Entre os sete pontos que tiveram o veto derrubado e agora passam a valer está o que permite que os partidos possam emitir passagens aéreas para não-filiados em eventos relacionados à sigla - como congressos, reuniões, convenções ou palestras.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis