Trigêmeos nascidos ontem (2) no Hospital João Batista Assis, em Gandu morrem minutos depois do parto. Um sonho da mãe Jailma Santos Silva Freitas e do pai Erisvaldo Freitas dos Santos é interrompido depois de uma grande expectativa que esperava que nada de ruim vinhesse acontecer.
Nascidos 8h15, o primeiro que veio ao mundo ainda deu as primeiras respirações, mas faleceu segundos depois. O segundo bebê por de 16h não resistiu e o terceiro as 23h veio a óbito.
Foram seis meses de espera. Dentro desse período, a fé superou as dificuldades de uma gravidez de risco. Cada exame necessário para acompanhar o progresso da gestação foi feito conforme rigor da medicina. Por outro lado, dependia de uma maternidade com estrutura adequada equiparada de profissionais de saúde especializados de UTI. "Daqui a pouco a UTI Móvel chega. Vem de Salvador. Vem de Itabuna. Vem de Jequié", diz uma testemunha que acompanhou todo o processo da espera da regulação fazer a transferência para Salvador.
Faltou suporte médico hospitalar capaz de realizar a internação para preservar a vida dos bebês, entretanto, conforme, pontua a família, o atendimento de médicos e enfermeiros do Hospital João Batista Assis fizeram um excelente trabalho. Trata-se de aparelhos específicos como o monitor que permite a inalação de óxido nítrico no paciente, que funciona como um vasodilatador dos pulmões, possibilitando a melhoria da oxigenação do organismo.
A família aguardava também transferência dos bebês para Salvador, onde o tratamento e o suporte médico hospitalar intensivo é adequado, mas demorou muito. Tempo que foi vital para os recém nascidos de Jailma e Erisvaldo.
Bebês prematuros
São bebês que nascem antes de completar o período gestacional e possuem os órgãos ainda em desenvolvimento. Esses bebês geralmente necessitam dos cuidados intensivos e permanecem muito tempo internados na UTI.
Assim que deu a luz, Jailma não imaginava que tão de repente os bebês deixariam o mundo, pois todos estavam saudáveis.