A saúde humana requer cuidados com a alimentação. Para isto, precisa-se, escolher alimentos convencionais com menor risco a saúde.
Sidilon Mendes, faz parte da Rede Ecovida de Agroecologia e Rede de Agroecologia Povos da Mata que compõe a equipe técnica do Mecenas, e juntos criaram o projeto ''Reconectando as Relações Entre Agricultores e Consumidores Ativos através do Sistema Participativo de Garantia (SPG)''. Trata-se, de uma equipe Agroalimentar Sustentável voltada para a Organização do Consumo. Um dos objetivos é agregar a participação, valor e renda aos agricultores, nos organizando numa cooperação mútua, consumidor/produtor, onde somos os co-produtores, consumindo alimentos de verdade.
"Quando falamos em "Consumo Organizado", estamos nos referindo ao contra-ponto destes sistemas alimentares produzidos pela mÃdia. O trabalho que estamos fazendo mostra nossa forte engajamento na "Organização do Consumo". Estamos em uma Rede Agroalimentar Sustentável, agregando participação, valor e renda aos agricultores, nos organizando numa cooperação mútua, consumidor/produtor, onde somos os co-produtores, consumindo alimentos de verdade".
Aqui na Bahia, Sidilon Mendes convidou o Movimento Mecenas da Vida para ser proponente deste projeto para promover conhecimento aos núcleos da Rede Povos. Além de está atuando na região também.