Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Câmara Mirim de Gandu volta em 2025 e a eleição ocorre em 18 de novembro

A votação será de 8h às 17h.


A Câmara Mirim de Gandu voltará em 2025 e, os estudantes candidatos já estão se articulando porque a eleição ocorrerá em 18 de novembro. Quanto ao horário de votação, será das 8h às 17h.

Duração do mandato do vereador mirim

O Vereador Mirim exercerá mandato de um ano. Serão considerados eleitos 13 alunos titulares e 13 alunos suplentes. Sendo que serão eleitos os mais votados, na ordem cronológica, por escola participante.

Os candidatos eleitos participarão de sessão solene realizada na Câmara para diplomação e posse na última sessão ordinária do mês de dezembro. A primeira reunião deverá promover a eleição para composição da Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos da Câmara Mirim, mediante votação secreta, para preenchimento dos cargos de Presidente, Vice-presidente e Secretários. A Mesa Diretora Mirim será apadrinhada pela mesa diretora titular. Para os demais, será feito sorteio com os vereadores.

Quando surgiu?

Inicialmente, o projeto surgiu como uma necessidade de mostrar a esses jovens alguns aspectos da vida pública, sobretudo no Legislativo Municipal onde a falta de conhecimento da maioria dos cidadãos não permite que vejam a importância deste na vida da comunidade local.

Quem idealizou? O Projeto da Câmara Mirim é de uma resolução criada por Uziel Barreto Silva, Wendel Reis e Robério Marambaia.

Objetivos:

I - despertar no jovem a consciência da cidadania aliada à responsabilidade com o seu meio social e sua comunidade;

II – integrar em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e o Poder Legislativo a responsabilidade de despertar a ética, a cidadania, valores reflexivos e reais para uma sociedade moderna;

III – criar junto à comunidade espaços para o crescimento dos anseios dos jovens em direção à conquista da cidadania, num processo de contínua aprendizagem.

Quem pode participar?

A "Câmara Mirim" será composta por 13 (treze) vereadores titulares e 13 suplentes, sendo respectivamente, matriculados em estabelecimentos públicos e particulares do Ensino Fundamental do Município de Gandu, mediante processos eletivos de escolha, vedada reeleição.

O processo de escolha dos Vereadores Mirins dar-se-á por eleição, mediante voto direto e secreto, dela podendo participar como eleitores os alunos devidamente matriculados dos 6º aos 9º anos (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental dos estabelecimentos escolares públicos e particulares do município de Gandu.

A candidatura a Vereador Mirim é individual, podendo candidatar-se alunos com idade mínima de 11 anos e 10 meses e máxima de 14 anos e 10 meses na data da realização da eleição e que estejam devidamente matriculados dos 6º aos 9º anos (5ª à 8ª séries) do Ensino Fundamental dos estabelecimentos de Ensino Público de Gandu.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!