A etapa de apuração de dados do Censo Demográfico 2022, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi encerrada no último domingo (28). O IBGE estima que no período de um mês, em 28 de junho, ocorrerá a divulgação dos resultados preliminares da pesquisa nacional, com plano de chegar até o fim de dezembro com cerca de 80% a 90% do censo divulgado.
A coleta de dados iniciou em 1º de agosto de 2022, sendo a única pesquisa domiciliar que percorre todos os 5.570 municípios do Brasil. O objetivo é oferecer um retrato da população e das condições domiciliares no país. Para abranger a todos, em março, o IBGE realizou, em 20 estados, a Ação Nacional de Mobilização nas favelas, comunidades, vilas, grotas ou palafitas. As comunidades indigenas também foram consultadas através de apoio entre o IBGE e a Funai.
Já a etapa de coleta da pesquisa foi encerrada em março deste ano e a expectativa era de que os primeiros resultados do levantamento começassem a ser divulgados no final do mês passado (abril). Ao todo, 189.261.144 cidadãos foram recenseados pelo órgão.