O último levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), em 19/10, já são 200 localidades afetadas pela substância. Ainda de acordo com o órgão, 35 tartarugas marinhas foram encontradas mortas e 2.190 filhotes foram capturados preventivamente na Bahia e outros 624 em Sergipe.
Nesse início de semana Morro de São Paulo, umas das ilhas meus visitada do mundo também se tornou vítima da mancha de óleo que atingiu as praias de Cairú (Boipeba, Cueira, Ponta do Quadro e Garapuá).
O óleo que desde o dia 30 de agosto tem sido registrado em praias do Nordeste chegou ao sul da Bahia sábado (19) e atingiu os dois principais destinos turísticos da região: Itacaré (248 km de Salvador) e Ilhéus (310 km da capital).
Em Itacaré, as manchas foram identificadas nas praias de Itacarezinho, Tiririca e Resende. As três estão entre as praias mais famosas do sul da Bahia e são conhecidas por ser um dos melhores pontos do litoral brasileiro para a prática de surfe.
Em Ilhéus, pequenas manchas foram encontradas na praia de Olivença, uma das mais frequentadas pelos turistas.
Em Pernambuco, também neste sábado, o óleo voltou a ser registrado na praia de Ipojuca, mais de 40 dias depois de o material ter sido registrado no local pela primeira vez.
Desde 3h deste sábado, foram atingidas as praias Pontal de Maracaípe, Cupe e Serrambi. Por enquanto, ainda não há novo registro de óleo na praia de Porto de Galinhas, que também fica em Ipojuca e é uma dos principais destinos turísticos do Nordeste.
Em Ipojuca, o óleo chegou em forma de pequenos fragmentos e não há registro de grandes manchas, tal qual registrado esta semana.
Tanto na Bahia como em Pernambuco, voluntários se mobilizaram para recolher o óleo logo nas primeiras horas do dia. Em Ipojuca, mais de 100 voluntários, incluindo pescadores, jangadeiros e donos de pousadas da região, atuam na limpeza das praias. Em Itacaré e Ilhéus, grupos de surfistas atuam no recolhimento do óleo.
Após dias com um arrefecimento da chegada das manchas ao litoral, o óleo voltou a chegar às praias com mais força nesta semana na Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.
A praia de Carneiros, considerada a joia turística do litoral sul pernambucano, amanheceu coberta de óleo nesta sexta-feira (18). O local é um dos mais procurados pelos turistas de várias partes do país.
Um dia antes, o material chegou à praia e à área de proteção ambiental de Maragogi, no litoral norte de Alagoas.
O petróleo também cobriu nesta semana a praia de Japaratinga, que já havia sido afetada no início de setembro. No local, há um projeto de conservação para proteção do peixe-boi, espécie ameaçada de extinção.
Em Sergipe, 17 praias e oito rios foram atingidos pelas manchas. Apenas em Aracaju, foram recolhidas 231 toneladas de óleo.
Na Bahia, o óleo atingiu esta semana 11 praias de Salvador, incluindo pontos turísticos como o Farol da Barra. Até às 18h desta sexta-feira, 90 toneladas de óleo haviam sido recolhidas na capital.
Na quinta-feira (17), manchas foram registradas em praias na Ilha de Itaparica, marcando a entrada o óleo na baía de Todos-os-Santos.
Lista de localidades atingidas
Itaparica (Ilha de Itaparica - RMS)
- Manguinhos (praia)
Vera Cruz (Ilha de Itaparica - RMS)
- Jaburu (praia)
- Barra Grande (praia)
- Barra do Pote (praia)
- Tairu (praia)
Salvador:
- Piatã (praia);
- Praia do Flamengo (praia);
- Jardim dos Namorados (praia);
- Jardim de Alah (praia);
- Praia de Placaford (praia);
- Buracão (praia);
- Ondina (praia);
- Pituba (praia);
- Boca do Rio (praia);
- Stella Maris (praia);
- Farol da Barra (praia);
Lauro de Freitas (cidade limítrofe – RMS):
- Ipitanga (praia);
- Vilas do Atlântico (praia);
Camaçari (47 km – RMS):
- Arembepe (praia);
- Guarajuba (praia);
- Itacimirim (praia e manguezal);
- Jauá (praia);
Mata de São João (61 km – RMS):
- Praia do Forte (praia);
- Imbassaí (praia e manguezal);
- Santo Antônio (praia);
- Costa do Sauípe (praia);
Entre Rios (142 km):
- Subaúma (praia);
- Porto de Sauípe (praia);
- Massarandupió (praia);
Esplanada (170 km):
- Baixio (praia);
- Mamucabo (praia);
- Rio Inhambupe (rio);
- Rio Subaúma (rio);
Conde (186 km):
- Barra da Siribinha (praia);
- Barra do Itariri (praia);
- Sítio do Conde (praia);
- Poças (praia);
Jandaíra (205 km):
- Coqueiro (praia);
- Mangue Seco (praia);
- Três Coqueiros (praia);
- Costa Azul (praia);
- Rio Itapicuru (rio);
- Rio Real (rio);
Itacaré (390 km - sul da BA):
- Tiririca (praia);
- Itacarezinho (praia);
Cairú (173,8 km)
- Morro de São Paulo (praia);
- Cueira (praia);
- Boipeba (praia);
- Ponta do Quadro (praia)
- Garapuá (praia).