Moradores do interior da Bahia foram surpreendidos na noite desta segunda (26) com a passagem de um meteoro pelo céu. O evento foi notado nas cidades de Ipirá, Itaberaba e Ituberá, no baixo sul do estado, por volta das 21h30.
Um estrondo muito forte, seguido de um tremor, assustou moradores de Ituberá. Relatos de um clarão no céu, seguido do que parecia ser uma representação de "uma bola de fogo", anunciavam a queda de um meteoro entre o mar de Pratigi e Morro de São Paulo.
O presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e Diretor Técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), Marcelo Zurita, esclareceu a imprensa que o meteoro veio de leste para oeste, mas em uma trajetória bastante inclinada em relação ao solo.
"Não sabemos se ele chegou a atingir o solo ou se foi completamente consumido pela passagem atmosférica. Mas, pelas imagens, imaginamos que provavelmente alguns fragmentos, não muito grandes, chegaram ao solo. A probabilidade de que causem algum dano é muito pequena".
Zurita explicou ainda que o meteoro atingiu as camadas mais baixas da atmosfera e que, por essa razão, houve uma maior propagação do som fazendo com que não passasse despercebido pela população.
Além disso, Zurita revelou que o tremor ocorre por conta do deslocamento de ar, e que, na verdade, não é a terra em si que treme, mas sim as janelas, paredes - o que permite a sensação experimentada pelos moradores.
* Informações do UOL