Está descartado coronavÃrus no paciente de 63 anos que mora em Presidente Tancredo Neves e apresentou sintomas suspeitos ontem, sexta-feira (20). Ele não teve histórico de viagem para locais com contaminação comunitária e nem histórico de contato com caso confirmado.
Nota oficial da Secretaria da Saúde
Informo por meio deste documento oficial, que o MunicÃpio de Presidente Tancredo Neves/Ba, registrou ontem dia (20/03/2020) o 1º caso SUSPEITO DO COVID-19, o mesmo foi encaminhado ao Instituto Couto Maia em Salvador-Ba (o qual é referencia para doenças infectocontagiosas), tendo como resultado (NEGATIVO) para o coronavirus, descartando assim a suspeita.
Esclarecendo, que por volta das 09hs da manhã do dia de hoje (21/03/2020), deu en-trada no Hospital Municipal Luiz Eduardo Magalhães um jovem de 28 anos, sem documentos, informando apenas o número de telefone de uma irmã, referindo sintomas como diarréia e tosse. O jovem encontrava-se bastante agitado o que dificultou uma Anamnese mais detalhada da equipe médica, onde houve a necessidade de contactar a PolÃcia Militar para contê-lo. A direção do hospital fez contato com a irmã do paciente, que informou o desaparecimento do referido há cerca de 06 meses, afirmando ser natural do estado do EspÃrito Santo. Após a saÃda da PM, devido à agressividade do paciente, não foi possÃvel cotê-lo na Unidade Hospitalar.
A Coordenação de Vigilância epidemiológica informou imediatamente ao Núcleo Regional de Santo Antônio de Jesus sobre a evasão desse paciente, que por se tratar de um possÃvel andarilho e apresentar alguns sintomas, precisa ser interceptado para investigação epidemiológica.
Queila Ribeiro Erivaldo Santos Brito
Gerente Muni.VIEP Secretário Municipal da Saúde