Para combater fraudes no cadastro de linhas pré-pagas, as operadoras de telefonia ampliaram para os clientes do Nordeste e Centro-Oeste a possibilidade de consultar se existem, no próprio nome, contas irregulares cadastradas.
A pessoa deve acessar o portal cadastropre.com.br e verificar se o próprio CPF tem sido usado para cadastrar outras linhas pré-pagas.
Se for encontrada uma linha irregular, a pessoa pode pedir o cancelamento imediato do pré-pago. As empresas são obrigadas a cancelar a conta em 24 horas se o pedido for feito por meio de atendente e em até 48 horas se a solicitação foi por meio digital.
Os clientes da região Norte já podiam verificar se existem linhas de pré-pago irregulares no próprio CPF desde o dia 6 de janeiro. O programa será ampliado ainda para os moradores do Sul e Sudeste a partir do dia 22 de janeiro.
A iniciativa foi proposta pelas operadoras e aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A medida é uma das ações da agência para combater as fraudes nos pré-pagos.