O projeto Câmara Mirim da Câmara de Gandu teve início em 2013. A implantação do projeto foi uma iniciativa do vereador da época, Uziel Barreto.
A Câmara Mirim busca promover a interação entre a Câmara de Vereadores e a comunidade e possibilitar aos vereadores mirins a experiência e o despertar para a importância da participação política, contribuindo para a formação de sua cidadania e compreensão dos aspectos da política brasileira.
Os vereadores mirins podem fazer indicações, apresentar requerimentos e projetos que são encaminhados ao Poder Executivo depois de aprovados em plenário. Todas as reuniões contam com a participação de um convidado que, ao fim da sessão, discorre sobre algum tema importante para a formação dos pequenos edis. Assim, eles aprendem mais sobre o Poder Legislativo, a Constituição, as relações entre o poder público e a comunidade, política e cidadania.
Inevitavelmente, em 2020 não foi possível ter a continuidade da Câmara Mirim por causa da pandemia do coronavírus. Apesar do fim das restrições de saúde impostas pela covid, não teve retomada e os vereadores mirins ficaram sem exercer a simbólica função.