Hoje 31 de outubro, celebra o dia da Reforma Protestante. Nessa mesma data, em 1517 Martinho Lutero sobe os degraus da igreja do castelo de Wittenberg, Alemanha, e prega na porta de madeira maciça, as 95 teses.
Da escadaria da igreja Martinho Lutero exclama, de que o justo viverá pela fé, logo, o movimento protestante revolucionou a fé cristã, a igreja católica e todas as religiões. Mas, as 95 teses que ele afixou sobre a porta da igreja em Wittenberg não eram basicamente uma discussão adicional do tema da justificação pela fé. Antes, tratavam principalmente de reformas necessárias no sistema religioso da época, com insistência sobre liberdade de consciência, condenação à venda de indulgências, e graves denúncias contra abusos papais.
Motivo da Reforma
Lutero e os seus seguidores foram excomungados pelo papa Leão X em 1520, nascendo então a tradição luterana.
Temendo a morte por heresia, Martinho se isolou no Castelo de Wartburg durante cerca de um ano. Lá, traduziu os textos bíblicos para o alemão.
A data é celebrada pelos Luteranos, membros das igrejas cristãs que se originaram a partir da Reforma Protestante, iniciado por Martinho Lutero. No Brasil, os chamados evangélicos pertencem a uma ramificação da igreja cristã Protestante.
O Dia da Reforma, como também é conhecido, é feriado nacional na Escócia e em alguns estados da Alemanha.