Dados levantados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) junto aos municípios mostram que as chuvas afetaram diretamente a vida de 69.198 pessoas.
Ainda de acordo com balanço divulgado neste domingo (12), houve registro de 175 feridos. Há 6.472 desalojados e 3.744 desabrigados.
Desde a última quarta-feira (8), uma força-tarefa reúne o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) e a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) no socorro e assistência aos moradores das regiões alagadas.
Previsão de chuva
As cidades do sul e extremo sul da Bahia permanecem com previsão de chuva nesta segunda-feira (13), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Diversos municípios foram destruídos pelo temporal que atinge o estado há cerca de uma semana.
Em Itamaraju, Porto Seguro, Belmonte e Eunápolis, a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva. Nas quatro cidades, as temperaturas ficam entre 20° e 29°. Em Ilhéus, o tempo se manterá menos instável, com menos chance de chuva. Por lá, as mínimas ficam em 23º e as máximas em 30º.
Nas cidades de Jucuruçu, Teixeira de Freitas e Itagimirim têm possibilidade de chuva isolada e o sol pode aparecer. As temperaturas ficam entre 20º e 30º.
Ainda de acordo com o Inmet, o temporal é causado pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é uma faixa de nuvens que se estende desde o sul da região amazônica até a região central do Atlântico Sul.