Secretaria de Saúde da Bahia, Sesab, através do Planifica Bahia promove workshop sobre saúde em Valença. Esse projeto da Sesab tem parceria com o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (Conass), por meio da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein, com o Ministério da Saúde, tem como objetivo a organização da rede, por meio da integração da Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Especializada (AE).
Neste workshop participa Prefeitos, Secretários de Saúde Municipais e trabalhadores de saúde. Foram apresentadas por Gilceia Forsa, consultora responsável pela capacitação e condução da Planificação na Bahia, todas as etapas e desenvolvimento do projeto para os próximos meses. "Teremos workshop, tutorias e cursos pelos próximos meses e o cronograma, em oito etapas, prevê que a implementação ocorra até dezembro de 2020" explicou.
Hoje, último dia do workshop no Centro Cultural de Valença e a Policlínica de Valença é a unidade de saúde selecionada para a apresentação também do projeto piloto. Para Roberto Deway, diretor da Policlínica Baixo Sul, o Planifica Bahia é importante para a articulação das redes entre os municípios concessionados e a Secretaria da Saúde. "Essa qualificação, Workshop e as oficinas de tutoria não é apenas um curso e sim um planejamento estratégico e de análise de resultados, vai impulsionar muito o atendimento e qualidade do atendimento do SUS e na Policlínica do Baixo Sul", pontuou.
Cairu, Camamu, Gandu, Igrapiúna, Itaparica, Ituberá, Nilo Peçanha, Nova Ibiá, Piraí do Norte, Taperoá, Teolândia, Valença e Wenceslau Guimarães so os municípios que estão no processo de planificação.
Segundo o diretor da Sesab, José Cristiano Sóster, o trabalhador vai receber os investimentos, educação permanente, o conhecimento adquirido por meio de uma instituição de excelência, que é o Albert Einstein, e esse trabalhador, a partir desse conhecimento, vai produzir saúde.
Ascom da Sesab