Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Saúde e emprego

Gandu: O desafio de Manuela A. dos Santos para lidar com a fibromialgia que precisa se inserir no mercado de trabalho

Manuela A. dos Santos, mora em Gandu e foi diagnosticada com a fibromialgia há seis anos.


A fibromialgia não causa apenas dores no corpo, mas também transtorno de ordem social para o paciente. Assim, é a vida de Manuela Amparo dos Santos, 38 anos.

Manuela A. dos Santos, mora em Gandu e foi diagnosticada com a fibromialgia há seis anos. Ela enfrenta desafios diários. Além de, conviver com desconforto ou dores musculares, nas articulações, tonturas e alterações na pressão arterial, há resistência por parte de empregadores em contratá-la, até para trabalhar meio período, conforme relata.

O que é a fibromialgia?

Popularmente conhecida como fibro, a fibromialgia é uma síndrome de causas ainda desconhecidas. Mas, que pode provocar dores fortes por todo o corpo durante muito tempo ou sensibilidade nas articulações, nos músculos e nos tendões. Isso acontece devido uma alteração da interpretação dos estímulos recebidos pelo cérebro e também pelos receptores cutâneos.

Em um artigo acadêmico Manuela trouxe dados importantes, os quais revelam que, a fibromialgia (FM) atinge de 2 a 10% da população mundial, sendo predominante entre mulheres jovens e de meia idade (20 a 50), em uma proporção de sete mulheres para cada homem.

Quais são os sintomas?

Os sinais mais visíveis de quem possui essa síndrome são: dores generalizadas, espalhadas pelo corpo e articulações, podendo durar meses; fadiga e cansaço durante o dia; sono prejudicado, em alguns casos o paciente apresenta quadros de apneia ou insônia, problemas cognitivos e alteração da memória, transformando uma simples tarefa de atenção ou concentração em algo difícil de ser realizado. Segundo o reumatologista Dr. Thiago Bitar em alguns casos a fibromialgia pode desencadear um fenômeno vascular chamado Raynaud, que causa alteração da cor das mãos e dos pés quando em situações de estresse ou baixas temperaturas.

E o diagnóstico?

Essa doença é mais comum entre as mulheres, mas todos os sexos e diversas faixas etária podem ser atingidos. Ela também pode ser adquirida geneticamente e caso exista algum caso em sua família basta procurar um médico especialista.

Existe tratamento?

Sim, tratamento deve ser feito com um acompanhamento especializado e consiste no uso de medicamentos como antidepressivos, ansiolíticos, analgésicos e relaxantes musculares. Mas, principalmente na prática regular de atividades físicas como aeróbica e anaeróbica. Já a fisioterapia, o pilates e o fortalecimento muscular são grandes aliados para o controle da doença, porém é preciso também ficar atento na alimentação e ter hábitos saudáveis, essas pequenas atitudes farão uma grande diferença no dia a dia do paciente. "Não podemos esquecer que é preciso ter uma boa noite de sono, pois ela ajudará muito na qualidade de vida de um portador de fibromialgia", diz M. A. dos Santos.

Pensando não somente em si, mas sim em todos portadores da síndrome, Manuela desenvolveu um projeto acadêmico escrito com o objetivo da implementação de uma clínica que atendesse tais paciente na cidade de Gandu devido as dores que os mesmos sentem devido ao deslocamento para tratamento fora do domicilio. Sendo que essa clinica poderá atender pacientes das cidades vizinhas: Piraí do Norte, Wenceslau de Guimarães, Teolândia, Presidente Tancredo Neves e Nova Ibiá.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!