O prazo para que brasileiros declarem o Imposto de Renda 2021 foi estendido. De acordo com decisão da Secretaria da Receita Federal, publicada nesta segunda-feira (12) no Diário Oficial da União, a data-limite para cadastrar as informações passa de 30 de abril para 31 de maio.
Na última semana, o Senado havia aprovado um projeto de lei que tinha o mesmo intuito. O texto, no entanto, sofreu alterações e teria que voltar à Câmara dos Deputados para uma votação final.
A prorrogação do Imposto de Renda também foi aplicada em 2020, quando o prazo foi prorrogado por 60 dias pelo próprio Fisco.
Em nota, a Receita explicou que a medida foi tomada como forma de abrandar as dificuldades provocadas pela pandemia de coronavírus. "A medida visa proteger a sociedade, evitando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento e demais estabelecimentos procurados pelos cidadãos para obter documentos ou ajuda profissional."
Também foi estendido até 31 de maio os prazos para entrega das declarações Final de Espólio e de Saída Definitiva do País, além do vencimento do pagamento do imposto relativo a ambas.