Moradores dos bairros Renovação 1 e Beira Rio reclamam de mato alto e acúmulo de lixo no Rio Gandu, que podem atrair animais peçonhentos ou provocar transbordamento da água em períodos chuvosos.
Segundo o secretário de obras do município, Virgílio Barbosa, a secretaria faz regularmente a limpeza e manutenção e o que ocorre é a falta de compreensão de parte da população, que insiste em jogar lixo no local.
Os moradores afirmam que falta consciência da população sobre o descarte correto de lixo. "Algumas pessoas jogam sofá, garrafas, colchão, até geladeira e fogão já jogaram", relatou o Sr. Manoel Santos.
Ivanilda Calhau temem que se continuar acumulando lixo e não fizer a limpeza do mato ou população não colaborar quando chover em grande quantidade a incidência de transbordamento do rio pode ocorrer. Além disso, o medo também é aparecer algum tipo de animal peçonhento (rato, cobras, sapos e outros).
Referente ao problema do rio uma contenção de água foi feita na gestão municipal passada para evitar secagem, pois estava com nível baixo. Entretanto, os moradores acham que essa contenção pode impedir definitivamente a passagem da água.