O fogo que há nove dias atinge a vegetação da cidade de Barra, no oeste da Bahia, se aproximou ontem (24) das casas de moradores do local. Em vídeos que circularam nas redes sociais, os habitantes registraram o desespero com o incêndio.
"Gente, olha essa situação que a gente se encontra nesse momento. O fogo acabando com tudo. Até a cerca está pegando fogo. O pessoal da brigada já está aqui trabalhando, tentando parar o fogo, mas a situação está complicada. Muito complicada", diz a voz de uma mulher em uma das gravações.
As autoridades locais afirmam que esse é o maior incêndio da história de Barra. Ontem (23), mais duas aeronaves foram enviadas para ajudar os bombeiros que atuam na área. No dia antes (22), o Corpo de Bombeiros estimou que o fogo já destruiu mais de mil hectares.
No momento, quatro aviões modelo airtractor contratados pelo Programa Bahia Sem Fogo, 18 bombeiros militares especialistas em incêndio florestal, e quatro brigadistas voluntários permanecem no combate ao incêndio na região. As aeronaves, que têm capacidade para 1.500 litros de água, combatem o fogo nos locais de acesso mais difícil.