Em Gandu a Secretaria da Saúde registra 8 casos confirmados do Novo Coronavírus no município. 5 confirmados por resultados do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e 3 por testes rápidos.
Tratam-se, de 3 profissionais da saúde, 2 por contaminação comunitária e mais 3 diagnosticados por meio de teste rápido, também por contaminação comunitária.
A Prefeitura e a Secretaria da Saúde informam à população que vão intensificar ainda mais o processo de desinfecção e higienização do hospital e postos de saúde. Além disso, todos os profissionais da saúde e da unidade hospitalar serão submetidos a testes.
"Salientamos ainda que desde o início da pandemia em nosso município, todas as unidades de saúde estão sendo higienizadas e desinfectadas periodicamente", afirma prefeitura.
A Secretaria informa ainda que todos os protocolos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) estão sendo seguidos. Por último, pedimos a população que fique em casa, saia apenas por extrema necessidade, lave bem as mãos com água e sabão frequentemente e use máscara.
Diante do crescente número de infectados por covid-19, cabe também aos órgãos competentes do município intensificar a fiscalização e implementar medidas mais severas, tais como, bloquear a entrada definitivamente de pessoas de outras cidades que não tem urgência em utilização de serviços essenciais em Gandu. Por outro lado, ocorre naturalmente transporte intermunicipal e interestadual na região. Recentemente, a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), apreendeu em Vitória da Conquista dois ônibus clandestinos de Gandu com 52 passageiros.