O preço médio do litro da gasolina cobrado pelos postos brasileiros caiu para R$ 4,298 (-2,3%). O resultado corresponde à 11ª baixa consecutiva no preço do combustível aos motoristas, segundo dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Diferente de Gandu que pratica um preço de R$ 0, 20 de diferença em relação a outros postos da região.
Com a variação registrada desde o final de janeiro, quando cada litro da gasolina era vendido por, em média, R$ 4,594, é possível afirmar que o ato de encher um tanque de 50 litros com o combustível ficou R$ 14,80 ou 6,4% mais em conta no período.
Por outro lado, o preço mais baixo pelo combustível é encontrado no Estado do Amapá, onde é possível encontrar o litro de gasolina por R$ 3,23 e encher totalmente um tanque de 50 litros por R$ 161,50, valor 82% inferior ao cobrado no posto mais caro analisado pela ANP.
Os dados da ANP refletem que os anúncios recentes de redução no valor do combustível nas refinarias em meio à queda dos preços do petróleo causada pela pandemia de coronavírus. A baixa leva em conta a queda brusca da demanda mundial associada à alta da produção.
Outros combustíveis
Os motoristas que fazem uso do diesel para abastecer seus veículos com diesel também não encaram uma alta no preço do combustível desde o fim de janeiro, período em que acumulou baixa de 9,5%.
Nos últimos dias, a queda de 1,5% levou o valor médio cobrado pelo diesel nas bombas a R$ 3,437, com variação entre R$ 2,89 e R$ 4,95 entre os estabelecimentos consultados pela ANP.
O litro etanol seguiu o movimento de queda registrado nas últimas três semanas e passou a ser comercializado por, em média, R$ 3,039 nos postos ao redor do Brasil. O valor é 3,1% mais baixo do que o cobrado na semana passada.
Exemplos de preço da gasolina na região
Piraí do Norte: R$ 4,37
Teolãndia: R$ 4,40
Wenceslau Guimarães: R$ 4,39
Gandu: R$ 4,44 a R$ 4,49
Itamari: R$ 4,59
Enfim, em Gandu o combustível é o mais caro entre as cidades vizinhas.
O que diz a Petrobras sobre preços para a Gasolina e o Diesel
Os preços para a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras tem como base o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias, por exemplo. A paridade é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos. Além disso, o preço considera uma margem que cobre os riscos (como volatilidade do câmbio e dos preços).
A gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras são diferentes dos produtos no posto de combustíveis. São os combustíveis tipo "A", ou seja, gasolina antes da sua combinação com o etanol e diesel também sem adição de biodiesel. Os produtos vendidos nas bombas ao consumidor final são formados a partir do tipo "A" misturados a biocombustíveis. Os preços que divulgamos aqui se referem aos produtos tipo "A".
O preço de venda às distribuidoras não é o único determinante do preço final ao consumidor. Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas pela Petrobras podem ou não se refletir no preço final, que incorpora tributos e repasses dos demais agentes do setor de comercialização: distribuidores, revendedores e produtores de biocombustíveis, entre outros.