A greve dos vigilantes bancários terminou ontem. Com isso, deve facilitar o atendimento contigenciado nos bancos. Por exemplo, três pessoas de cada vez e evitar aglomeração no terminal eletrônico e na parte de autoatendimento.
Com o retorno do funcionamento bancário as agências decidiram seguir a estratégia da de restringir o atendimento já adotada desde o início do isolamento social provocado pela pandemia do covid-19. Para evitar a aglomeração de clientes, os vigilantes e funcionários vão reforçar a triagem no atendimento e permitir pagamentos na boca do caixa somente em situações especiais, como desbloqueio de senha, de cartões e saques de benefícios sociais, a exemplo do PIS.
Nos demais casos, os correntistas terão que efetuar as operações nos terminais eletrônicos, aplicativo de celular ou internet. Os gestores das unidades com atendimento voltado ao público foram orientados a priorizar a abertura da salas de autoatendimento, abastecimento e funcionamento de todos os terminais eletrônicos.
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) orienta que os grupos mais vulneráveis ao coronavírus, como idosos (aposentados e pensionistas), tenham prioridade no atendimento presencial. Os demais devem usar exclusivamente os canais digitais. Em alguns lugares, como na cidade do Rio de Janeiro, o fechamento das agências foi decretado pelo governo local.
Por enquanto o horário de atendimento ao público segue o regular que é de 10h às 15h. Caso houver mudança no horário de abertura das agências como, abrir uma hora mais cedo para atender idosos, que estão entre os grupos mais acometidos por complicações do coronavírus o Repórter Bahia deixará o público informado.