As eleições municipais de 2024 serão realizadas no dia 6 de outubro. Todas as legendas terão até o dia 5 de agosto para deliberar sobre coligações e escolher, definitivamente, seus candidatos.
Muitos partidos já lançaram seus pré-candidatos para a eleição que vai definir os prefeitos na região do baixo-sul baiano, onde se encontra Gandu e Itamari, Nova Ibiá, Piraí do Norte, Wenceslau Guimarães, Teolândia e Presidente Tancredo Neves. São cidades de maior ciclo de relacionamento comercial e político.
Atualmente, a lista conta com cerca de 16 pré-candidatos oficiais.
Posteriormente, serão divulgadas a lista completa de todas as cidades do baixo-sul. Veja abaixo quem são os políticos até aqui;
Gandu
Daiana Santana (Dai de Leo de Neco)
Dr. Orlando Guedes
Piraí do Norte
Situação: Atual prefeito, Ulysses Veiga
Oposição
Heralzinho Leite, ex-prefeito (2012-2016/2017-2020) e Val de Diva
Clésio Bahia, empresário
Advogado, Dr. Fabiano Pereira
Nova Ibiá
Situação: Márcio Tarantine, secretário de finanças
Oposição
Pr. Bruno
Itamari
Atual prefeito, Dr. Tom
Kçulo Menezes, ex-prefeito
Presidente Tancredo Neves
Situação: Neto Caroba, agricultor e empresário
Oposição
Quinha, ex-prefeito
Wilson Nunes, empresário
Teolândia
Situação: Rosa Baitinga, atual prefeita
Oposição: Há dúvidas se o ex-vice prefeito, Dioney será pré-candidato
Wenceslau Guimarães
Situação: Antônio Lopes, ex-prefeito
Oposição
Gabriel Parisio
Se porventura houver alterações ou surgir novos pré-candidatos a prefeito das cidades citadas acima, o Repórter Bahia informará.
Novos nomes até agosto
Segundo o calendário eleitoral divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre 20 de julho e 5 de agosto é permitida a realização de convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatos às prefeituras, bem como aos cargos de vereador.
As agremiações terão até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. Até essa data, os nomes escolhidos poderão ser alterados.
Antes disso, entre 7 de março e 5 de abril, acontece a janela partidária, quando candidatos poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato.
A Justiça Eleitoral autoriza campanhas eleitorais a partir de 16 de agosto, data posterior ao término do prazo para o registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.
Já a propaganda gratuita no rádio e na TV poderá começar em 30 de agosto e se encerrará em 3 de outubro. As eleições municipais de 2024 serão realizadas no dia 6 de outubro.