Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Eleições 2022

Três candidatos à Presidência defendem a legalização do aborto; saiba quais

Três candidaturas à presidência da República deixaram explícito em seu plano de governo que pretendem legalizar o aborto no Brasil.

As três candidaturas são do campo da esquerda, mas nenhuma delas aparece com chances de vitória nas urnas: Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).

"Além da ampliação da licença maternidade e paternidade, defendemos a legalização do aborto, com garantia de atendimento na rede pública de saúde", diz Manzano em seu programa.

Péricles e Vera Lúcia também falam em legalização - não apenas em descriminalização, que retiraria a interrupção da gravidez da legislação penal.

Dois candidatos mais próximos à esquerda e que têm maior envergadura eleitoral preferem deslizar quando questionados sobre o tema: casos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT).

Lula, no entanto, deu declarações públicas falando que aborto é uma questão de saúde pública e ter "direitos reprodutivos" nas diretrizes de seu plano. As propostas divulgadas por Lula não fazem menção ao tema.

O petista diz apenas que "o Estado brasileiro deve assegurar a proteção integral da dignidade humana das mulheres, assim como desenvolver políticas públicas de prevenção contra a violência e para garantir suas vidas".

Já Ciro promete "programas informativos de prevenção à gravidez". Seu comitê de campanha optou por não tocar no assunto de vontade própria para que não percam os votos conservadores que Ciro busca alcançar fazendo oposição ferrenha ao PT.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis