O calendário das eleições deste ano está definido para 2 de outubro e o prefeito Leonardo Cardoso (PP) já possui praticamente toda a base de apoio a nível estadual formada. Mesmo assim, há liberdade para os vereadores escolherem seus respectivos candidatos, porém, deve optar ao menos pelo estadual, Neto Carletto (PP) ou pelo federal do chefe do executivo, Ronaldo Carletto (PP).
Se não houver mudança em relação a fidelidade para com o governador Rui Costa (PT), o prefeito caminhará nas eleições de 2022 com o pré-candidato do petista, Jerônimo Rodrigues, este que foi anunciado na última sexta-feira (11).
Vereadores que apoiam o pré-candidato a deputado federal e estadual, e possivelmente, o governador do prefeito
Dulce (PP), Bilisco (PP), Fábio Brito (PP), Uziel Barreto (PP), Ju (PL), Cicinho (deve filiar-se a outro partido, uma vez foi reeleito pelo PSD) e Gil Calheira (PP).
Vão com outro candidato a governador, mas devem ir com o estadual e o federal do prefeito
Ariela e Elvecio Borges, por estarem filiados aos Democratas, é óbvio que escolhem ACM Neto.
Apoiam o federal do prefeito e possuem outro estadual ou candidato a governador
Bozó (PODEMOS) já é aliado de Sandro Régis, com quem tem aliança há mais de 5 eleições. Além disso, Bozó e o presidente do partido PODEMOS, que é Jeferson da loja Conquista 10, de forma coerente as suas convicções e construções e construções políticas apoiarão ACM Neto para pré-candidato a governo da Bahia.
Júnior Mattos foi eleito pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e com o apoio da Deputada Estadual, Fabíola Mansur. Dessa forma, será recíproco.
Por fim, o vice-prefeito, Jojó (DEM), desfalcará a base se Leo for para a campanha eleitoral com Jerônimo Rodrigues do PT. Isso porque, ACM Neto é a principal escolha do vice.