Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Política

Veja o que as pesquisas mostram sobre a eleição na Bahia em 2022

Mas o que mostra todos eles?

Imagem de destaque da notícia

A última pesquisa divulgada sobre a corrida eleitoral para o governo da Bahia consolida um cenário de liderança do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (DEM).

Conforme levantamento do instituto Séculus, no primeiro cenário, ACM Neto aparece com 49,16% das intenções de voto, contra 22,27% do senador Jaques Wagner./ (PT) O ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), aparece com 3,57%. Em um segundo cenário, o ex-prefeito de Salvador aumenta sua vantagem e chega a 53,7% das intenções de voto, contra 24,87% de Jaques Wagner, 4,66% de João Roma e 0,88% de Bernardete Souza (PSOL).

Com a divulgação da pesquisa Séculus, soma-se o quarto instituto a fazer e publicizar a sondagem dos postulantes ao Palácio de Ondina. Mas o que mostra todos eles?

O primeiro ponto a ser observado é que em todas as amostras, ACM Neto lidera fora da margem de erro. Nas pesquisas do Paraná e Séculus, o presidente nacional do DEM ganharia no primeiro turno, conforme gráfico abaixo:

O segundo ponto a ser observado é a porcentagem de Roma no levantamento feito pelo RealTime Big Data, divulgado pela RecordTV Bahia. Se nas outras três, ele marcha com 4%, na RealTime ele sobe para 9% das intenções de votos dos baianos. O instituto também é o único que mostra uma aproximação mais acentuada do candidato do PT ao governo, senador Jaques Wagner, com Neto: 43% x 30%.

A maior distância entre o petista e o futuro União Brasil apareceu na Paraná, que foi divulgada no dia 2 de dezembro: 54,80% x 23,10%.

ACM Neto já lançou oficialmente sua pré-candidatura ao governo do Estado. O evento ocorreu no último dia 2, no Novo Centro de Convenções em Salvador. Já Wagner disse que fará um evento para lançar a chapa completa em janeiro. Conforme apurado pelo BNews, o evento deve ocorrer no dia 10 de janeiro.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis