O governador Rui Costa (PT) está quase decidido em demitir o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, após os mais recentes casos de violência na Bahia registrados nas últimas semanas. Em contrapartida, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (SINDPOC), Eustácio Lopes, entende que a escalada dos crimes tem influência maior na gestão do poder executivo estadual de não investir na polícia judiciária.
Eustácio Lopes, o pouco efetivo da polícia civil, principalmente, no interior, a falta de aparelhamento para realizar investigação interfere na materialidade das provas de um crime, uma vez que, mais de 60% das prisões e apreensões são feitas pela Polícia Militar ou polícia ostensiva e diante da justiça é inconclusivo. Outro ponto abordado está no modelo de segurança pública ostensiva que o Estado escolheu como o principal para combater a criminalidade, sem priorizar a polícia civil.
"Substituir o Secretário da SSP/BA é esconder ou camuflar a verdadeira falta de políticas de segurança pública", disse o presidente do SINDPOC.
(Veja a fala do presidente do SINDPOC abaixo no vídeo).
O ápice da insatisfação do governador ocorreu após declarações recentes de Mandarino sobre o combate ao crime, que iam de encontro a falas de Rui sobre o tema. O petista teria dito que está "de saco cheio" do secretário.
Mandarino
Ricardo Mandarino chegou à SSP em dezembro do ano passado para substituir Maurício Barbosa, que deixou o posto após se tornar alvo da Operação Faroeste por suspeita de integrar um esquema criminoso de venda de sentenças. Caso deixe mesmo a pasta, terá ficado menos de dez meses, enquanto seu antecessor estava desde 2011. Apesar do novo discurso, Mandarino manteve a segurança da Bahia no mesmo ritmo crescente da violência.
Na gestão de Mandarino, a Bahia teve um aumento de 7% nos homicídios no primeiro semestre desse ano, enquanto o Brasil teve queda. O estado, vale lembrar, lidera o ranking de assassinatos do país. Uma posição incomoda para o PT de Rui e Wagner que governa a Bahia por 15 anos.