Quando o prefeito Leonardo Cardoso (PP) foi reeleito em 15 de novembro de 2020 com o 5.511 de votos à frente do adversário Djalma Galvão (PSD), espalhou-se que 2022 a candidatura para deputado estadual seria provável ou inevitável. Até o momento, o chefe do executivo municipal disse apenas que o momento é de pensar e de trabalhar por Gandu, mas não afirmou e nem descartou publicamente a possibilidade de concorrer a uma vaga para a Assembleia Legislativa da Bahia.
No cumprimento da agenda, o prefeito não somente vai a Brasília ou Salvador em busca de investimento para Gandu, contudo, tem acompanhado o Deputado Federal Ronaldo Carletto (PP) durante eventos das execuções de iniciativas do legislador ou do governo estadual pela Bahia, principalmente na região baixo sul.
Para alimentar a ideia ou especulação pública que Leonardo Cardoso se prepara para disputar as eleições de 2022 os últimos dias esteve em;
No último sábado (18), foi a Irajuba com Ronaldo Carletto para a entrega do novo ginásio de esportes ao prefeito Cosme Eliezer e a assinatura da licitação para obras de reforma e ampliação do Colégio Estadual Professor."Hoje, (07/08), a correria foi na cidade Coração de Maria juntamente com o Deputado Ronaldo Carletto no encontro dos Prefeitos da Bahia com o Ministério da Educação Milton Ribeiro e o Ministro da Cidadania João Roma. Na oportunidade, discutimos e fizemos diversas solicitações em busca de melhorias para o setor na nossa cidade.
Fomos recepcionados brilhantemente pelo prefeito Kelly de Coração Maria!
Seguimos trabalhando firmes e fortes em busca do desenvolvimento da nossa cidade"!
Entre essas e outras agendas a pretensão pela assembleia legislativa recebe reforço dos eleitores e de adversários políticos. Por exemplo, Fábio Hermes (Fábio Testa) rompeu com o líder político Neco Cardoso em 2000 para apoiar a ex-prefeita Dra Irismá Sousa e até nos dias atuais está na oposição disse; "Votei contra o prefeito, mas em uma eventual candidatura dele para deputado votarei nele porque irá representar a região".