A próxima eleição municipal está bem longe de acontecer, já que a última foi ano passado. Para muitos como em Wenceslau Guimarães quanto mais cedo buscar tornar uma possível aposta como candidato ao poder executivo é determinante para consolidar uma candidatura.
Em Wenceslau Guimarães a disputa política sempre foi acirrada, e nos últimos pleitos o grupo do atual prefeito, Kaká dos Republicanos, que possui a vantagem de está no comando segue a frente do aniversário e ex-prefeito Leão (PP). Dentro de cada grupo possíveis nomes para a candidatura de prefeito em 2024 já foram testados ou estão tentando mostrar capacidade de se tornar uma opção.
Dentro da atual gestão cogitam e estão a disposição de Kaká o Dr. Antônio Lopes (médico), Gabriel de Parísio (secretário de agricultura), Vailson Pires da Silva (responsável por uma empresa de prestação de serviços para a secretaria de infraestrutura) e o Professor Marcão (educador). Se apesar da distância para 2024 o prefeito não expôs ou se ainda não fez a sua escolha de sucessão a disputa interna pode ficar interessante, inclusive, para o eleitor que possui o poder de optar e apontar o favorito. Por sua vez, Vailson Silva é um dos mais prováveis protagonistas a escolha por ser homem de confiança do chefe do executivo.
Por outro lado, o ex-prefeito Leão tinha a possibilidade de lançar a sua filha com pré-candidata, mas essa tentativa de construir uma via familiar para disputar contra o atual gestor foi descartada.
Enfim, até a eleição municipal, Kaká buscará alguém de confiança de maior peso contra Leão que vai tentar se sobrepor o desgaste da situação, embora, quando foi prefeito deixou a prefeitura com muitos problemas.