Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Consumo Organizado

Agroalimentar Sustentável veja como ter uma alimentação saudável com o Biólogo e Agroecologista Sidilon Mendes

Sidilon Mendes, faz parte da Rede Ecovida de Agroecologia e Rede de Agroecologia Povos da Mata que compõe a equipe técnica do Mecenas, e juntos criaram o projeto ''Reconectando as Relações Entre Agricultores e Consumidores Ativos através do Sistema Participativo de Garantia (SPG)''.

Imagem de destaque da notícia

A saúde humana requer cuidados com a alimentação. Para isto, precisa-se, escolher alimentos convencionais com menor risco a saúde.


Para o Biólogo Agroecologista, Sidilon Mendes, é fundamental selecionar o cardápio ideal com base nos critérios benéficos, ou seja, analisar se o alimento pode prejudicar a saúde. Ele também diz que, o hábito alimentar é condicionado pela publicidade. "Sabemos que as escolhas alimentares hoje são condicionadas pela publicidade. Os produtos convencionais in-natura e os super-processados foram feitos para vender e não para comer, não tem nada que ver com alimentos que ingerimos há algumas décadas. Esta mudança ocorreu tão depressa que o nosso organismo não está adaptado para gerir, digerir e assimilar estes produtos, pelo contrário, vê-os como substâncias estranhas e reage, inflamando-se".

Sidilon Mendes, faz parte da Rede Ecovida de Agroecologia e Rede de Agroecologia Povos da Mata que compõe a equipe técnica do Mecenas, e juntos criaram o projeto ''Reconectando as Relações Entre Agricultores e Consumidores Ativos através do Sistema Participativo de Garantia (SPG)''. Trata-se, de uma equipe Agroalimentar Sustentável voltada para a Organização do Consumo. Um dos objetivos é agregar a participação, valor e renda aos agricultores, nos organizando numa cooperação mútua, consumidor/produtor, onde somos os co-produtores, consumindo alimentos de verdade.


"Quando falamos em "Consumo Organizado", estamos nos referindo ao contra-ponto destes sistemas alimentares produzidos pela mídia. O trabalho que estamos fazendo mostra nossa forte engajamento na "Organização do Consumo". Estamos em uma Rede Agroalimentar Sustentável, agregando participação, valor e renda aos agricultores, nos organizando numa cooperação mútua, consumidor/produtor, onde somos os co-produtores, consumindo alimentos de verdade".

Aqui na Bahia, Sidilon Mendes convidou o Movimento Mecenas da Vida para ser proponente deste projeto para promover conhecimento aos núcleos da Rede Povos. Além de está atuando na região também.





Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis