O governador Rui Costa usou as redes sociais para se posicionar diante da denúncia de racismo envolvendo um policial militar da Bahia. Por meio do Twitter, o chefe do Executivo estadual condenou a ação truculenta.
"Como governador do Estado da Bahia, não admito comportamento de violência policial como o ocorrido no vídeo que circula nas redes sociais. É inaceitável, inadmissível e não reflete o comportamento e os ideais da instituição", disse Rui.
O governador afirmou que acompanha a apuração do caso desde a divulgação feita pela imprensa. "Determinei apuração rigorosa e imediata da Corregedoria da Polícia Militar com as devidas punições legais aos responsáveis e divulgação para a sociedade das medidas adotadas, para que esses casos isolados não possam continuar comprometendo a imagem da instituição", postou na rede social.
Corregedoria da PM investigará ação truculenta contra jovem de black power em Salvador
A Corregedoria Geral da Polícia Militar da Bahia investigará a abordagem de um policial a um jovem negro, que terminou com murros e chutes, além de insultos racistas por parte do PM. O fato aconteceu em Salvador, mas bairro e data ainda são desconhecidos.
Informações preliminares apontam que a cena ocorreu no Subúrbio Ferroviário. As imagens foram registradas por um morador e divulgadas nas redes sociais, na tarde desta segunda-feira, 3.
Em nota, a assessoria da Polícia Militar informou que a corporação não compactua com a violência e rechaça todo e qualquer tipo de conduta violenta. Além disso, confirmou que o vídeo será encaminhado para a Corregedoria Geral da PM para análise.
No vídeo, é possível ouvir o militar dizer: "Você pra mim é um ladrão. Você é vagabundo! Essa desgraça desse cabelo. Tire aí (o chapéu), vá! Essa desgraça aqui. Você é o quê? Você é trabalhador é, viado?"