Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Economia

Banco Central aumenta taxa Selic para 12,25% ao ano e prevê novos aumentos de 1 ponto percentual

Taxa estava em 11,25%; esse é o maior aumento desde fevereiro de 2022

Imagem de destaque da notícia

Na última reunião do ano, realizada nesta quarta-feira (11), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu elevar a taxa básica de juros, a Selic, de 11,25% para 12,25% ao ano.

Com esse ajuste de 1 ponto percentual, o Banco Central adota uma postura mais rígida no combate à inflação. A medida marca o maior aumento dos juros básicos durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e também a elevação mais expressiva desde fevereiro de 2022, quando a alta foi de 1,5 ponto percentual.

A decisão foi unânime, com todos os nove diretores do Banco Central votando pelo acréscimo de um ponto percentual. Em nota, o Copom sinalizou que há intenção de promover novos ajustes de 1 ponto percentual nas próximas reuniões, previstas para janeiro e março do próximo ano. "Diante de um cenário mais adverso para a convergência da inflação, o Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, ajustes de mesma magnitude nas próximas duas reuniões", diz o texto divulgado pelo Banco Central.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis