A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta quarta-feira (5), que alterou bandeira tarifária de energia elétrica de setembro para vermelha nível 1. Anteriormente estava em vigor a bandeira vermelha 2, que é a mais cara do sistema. Com isso, a cobrança adicional na conta de luz será menor.
No fim da semana passada, a autarquia havia anunciado que a tarifa deste mês teria bandeira vermelha patamar 2, com custo extra de R$ 7,87 a cada 100 kWh. Com a mudança, a classificação tem custo adicional de R$ 4,463 por cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Segundo a Aneel, a mudança de patamar ocorreu após a correção de informações no Programa Mensal de Operação (PMO), que é responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS). Inconsistências nos cálculos iniciais sobre o custo da geração térmica para setembro foram identificadas e ajustadas.
A Aneel solicitou à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) a revisão das informações e o recálculo dos dados, resultando na bandeira vermelha patamar 1. Além disso, a diretoria decidiu instaurar processos de fiscalização para verificar os procedimentos dos responsáveis pela definição da PMO e cálculo das bandeiras.