Duas cidades baianas estiveram no topo das mais secas do Brasil na últimas 24h. Os municípios de Valença, no sul baiano, e Boritirama, no Vale São-Franciscano da Bahia, registram as menores umidades registradas do país na segunda-feira (15). As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Valença mediu apenas 7% de umidade, enquanto Boritirama teve 18%. A média mundial é de 60% e índices abaixo de 30% já apontam para umidade muito baixa. Na Bahia, Ibotirama (23%), Santa Rita de Cássia (25%) e Barreiras (26%) também registraram baixa umidade.
No Brasil, Aguaraçu (TO), Barretos (SP) e Alegre (ES) fecham o ranking das cinco cidades mais secas, todas com medida de umidade abaixo de 21%.
O Inmet emitiu um alerta de baixa umidade para parte da Bahia, outros estados do Nordeste, como Ceará e Pernambuco, além de estados no Sudeste do país. A previsão nesta semana é de umidade relativa do ar variando entre 30% e 20% e baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
A orientação é beber bastante água, evitar desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Em caso de emergência, é possível acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).