Amanhã, (17), terá uma caminhada em prol do Maio Laranja, campanha anual de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento está marcado para aconttecer a partir das 7h30. O ponto de concentração será na Praça Polivalente. De lá, seguirá até o centro.
Caminhada Maio Laranja
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado no dia 18 de maio (Dia D). A campanha "Faça Bonito" é incentivada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e Rede ECPAT Brasil em parceria com organizações de direitos humanos e com o poder público.
A data foi criada por meio da Lei Federal nº 9.970/2000 e remete ao caso Araceli Cabrera Sánchez Crespo, menina de 8 anos que foi raptada em 18 de maio de 1973 ao sair da escola no Espírito Santo. Ela foi drogada, espancada por dois dias, estuprada, assassinada e carbonizada. O corpo foi encontrado dias depois. Após 20 anos, o caso prescreveu, e os acusados foram absolvidos por falta de provas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2023, de 204 milhões de crianças e adolescentes em todo o planeta, 9,6% são vítimas de exploração sexual, 22,9% sofrem abuso sexual físico e 29,1% têm danos emocionais.
Casos de violências e de violações de direitos humanos contra crianças e adolescentes podem ser denunciados perante os conselhos tutelares, nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), nas delegacias de polícia e nas Varas da Infância e da Juventude. Está à disposição também o disque 100.