Desde o aumento do preço do cacau, produtores rurais sofrem com a criminalidade. Diante disso, a Câmara de Vereadores de Gandu por meio do presidente Claudiano Nery Santana (Bilisco), propôs na manhã desta quarta-feira (8), uma reunião para discutir a segurança dos agricultores.
Foi discutido também a necessidade de trazer um modelo Gerenciamento de Comando Policiamento Regional Sul e do Sudoeste da Bahia para Gandu e região.
Segundo o Major Polaco, da segundo a 60ª CIPM idealização de uma implantação de segurança na zona rural já foi apresentado ao comando geral da Bahia que determinou a criação um plano estratégico. Ainda segundo o Major, a 60 CIPM está criando este plano visando a execução de medidas contra todo tipo de crime na zona rural. Ele ainda disse, que para ser efetivado a união do poder público, do poder legislativo, do produtor de cacau e toda sociedade.
Eliomar Lima, reapresentou os comerciantes de cacau e aproveitou o momento importante para falar dos perigos que já sofreu em situações de roubo. Ele disse que, para evitar compras de cacau de origem criminosa realiza um cadastro de informações pessoais de fornecedores ou vendedores de cacau. Dessa forma, resulta em criação de bancos de dados.
Daiana Santana, Secretária de Administração, disse que reafirma o compromisso do prefeito Leo em ajudar o homem do campo e disse ainda que é importante todos terem a sensibilidade de fazer esforços para manter a segurança do produtor de cacau.
O prefeito Leo, a efetivação da segurança é do produtor, é da sociedade, e das representatividades públicas. O prefeito ainda disse que, o assunto já foi apresentado ao governo Estado e que o governador está interessado em colaborar com as tomadas de decisões pela segurança da zona rural.
Para o vereador Uziel Barreto que também é produtor de cacau, o pequeno cacauicultor não possui estrutura para manter a segurança de sua produção e por isso precisa do suporte das polícias e de medidas do poder público. O vereador também propôs que os compradores de cacau criem um cadastro de identificação de vendedores e evitem suspeitos de furto e roubo.