Faltando três dias até o fechamento da janela de filiações partidárias para as eleições municipais, as movimentações são intensas nos partidos e nos possíveis cotados para participarem das disputas.
Para entender mais sobre essa importância, o Repórter Bahia foi a campo e traça o atual panorama político. No Avante, o prefeito Leonardo Barbosa pretende fazer acima de seis vereadores e por isso a adesão de pré-candidatos cresce. Sendo a perspectiva de 7 ou 8 eleitos. Além disso, os partidos da base vão buscar eleger candidatos.
Leo optou por apenas três partidos
O Avante que tem como presidente, o atual prefeito e está composto por vereadores com mandatos. Por enquanto, são eles; Claudiano Nery Santana (Bilisco), Fábio de Raquel, Elvécio Borges, Ariela Calheira, Dulce, Uziel, Cicinho, Gil Calheira e Ju. Bozó ainda não declarou oficialmente em qual partido vai filiar-se.
Republicanos: Com a liderança da presidente Larissa Araújo, está com Genivan, Jeiel da Renovação, Irmã Nice, Noel Cabeleireiro, Robério da Metalúrgica e entre outros.
No PSB, vereador Júnior Mattos é o nome mais forte que para ser eleito depende também da boa votação dos demais dentro do partido.
Do lado da oposição está o Solidariedade e o Podemos, que terão o desafio de apresentar nomes capazes de saírem vitoriosos diante da base formada da situação dentro do legislativo. Para vereador, a oposição conta principalmente com Piloto de Chicurinha que almeja a reeleição.
Todos os filiados tem até o dia 5 deste mês para fazer a desfiliação partidária que garante a mudança da legenda por vereadoras e vereadores que queiram continuar no cargo ou pretendam concorrer ao cargo de prefeito. Já a filiação partidária para se candidatar em 2024 deve ser feita até 6 de abril, ou seja, seis meses antes da eleições.