A Câmara de Vereadores realizou uma sessão para destacar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que acontece nesta terça-feira, (2). Com a presença de integrantes da a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o presidente Claudiano Nery Santana (Bilisco) trouxe à importância de amparar os autistas e oferecer inclusão social por meio do projeto de Lei Municipal, nº 012/2023 de 26 de maio de 2023.
Através da carteirinha, pessoas com Transtorno de Espectro Autismo (TEA) serão rapidamente identificadas e o direito à prioridade será assistido. Assim, facilitará a identificação e a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Durante a sessão, Eliabe D'Melo, o pai de uma aluna revelou que após atenter a solicitação de uma profissional de saúde e passar pelo processo de avaliação, recebeu o diagnóstico positivo de autismo. Ele ainda disse que, mesmo antes ou após o diagnóstico nunca limitou-lhe a conquistar seus objetivos. Hoje, ele é engenheiro de alimentos.
Daiana Santana, secretária de administração, diz que 'autismo não é uma doença, mas precisa de atenção'. Ela falou da importância dos pais prestar atenção nos filhos para que de fato sejam cuidados, principalmente, pelo poder público.
O adolescente, Alisson declarou que possui autismo e agradece ao presidente da câmara pela autoria do projeto da carteirinha do autista.
Lei da prioridade do autista
Aprovada em 28 de junho de 2020, a Lei 14.626/2023, entrou em vigor em 20 de julho de 2023, a qual garante que pessoas com transtorno do espectro autista, com mobilidade reduzida ou doadores de sangue tenham atendimento prioritário em estabelecimentos, como bancos e hospitais, bem como reserva de assento em transporte público ou coletivo.