A Polícia Federal deflagrou a Operação Códigos Ilícitos, no município de Ilhéus, que investiga fraudes no programa Bolsa Família. Três mandados de busca foram cumpridos na manhã desta quarta-feira (6) na operação que foi iniciada no final de 2022.
Na época, a PF recebeu a informação que funcionários de uma lotérica foram persuadidos por criminosos para auxiliarem na liberação do benefício social "Auxílio Brasil".
Segundo informações da Polícia Federal, a busca e apreensão tem o objetivo de recolher mais elementos relacionados aos crimes apurados e auxiliar a identificar demais integrantes do grupo criminosos. A PF afirmou ainda que a investigação segue com as análises dos materiais apreendidos e com depoimentos dos suspeitos. O crime investigado é o de peculato furto, que prevê pena de até 12 anos de reclusão e multa.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, responsável pela liberação dos benefícios relacionados ao Governo, os dados sobre os casos são considerados sigilosos e são informados exclusivamente à Polícia Federal e demais órgãos competentes para análise e investigação.