A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou a quarta morte por dengue no estado nesta segunda-feira (26). O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, lamentou o óbito durante a agenda de compromissos na Espanha.
"Quero pedir a colaboração de cada pessoa para nos ajudar nessa guerra contra a dengue e quero deixar aqui os meus sentimentos à família da última vítima da doença na Bahia. Tenham certeza que nós não estamos parados", afirmou.
A quarta vítima da doença era morador Ibiassucê, no sudoeste da Bahia. A prefeitura da cidade informou que o paciente era um idoso de 87 anos, que tinha outros problemas de saúde e faleceu em 13 de fevereiro.
Até esta segunda-feira, todas as mortes pela doença foram registradas na região sudoeste do estado, sendo duas em Jacaraci, outra em Piripá e a quarta em Ibiassucê. As cidades ficam cerca de 1h30 de distância umas das outras.
Uma das vítimas confirmada é uma criança de 5 anos, que morreu em Jacaraci no dia 8 de fevereiro.
No ano de 2023, 22 pessoas morreram devido a dengue, um devido a zika e 3 por causa da chikungynia, conforme informado pela Sesab.
Neste ano, já foram notificados 12.493 casos prováveis de dengue no estado e 38 municípios se encontram em epidemia. São eles:
- Anagé;
- Barra do Choça;
- Barra do Mendes;
- Barro Alto;
- Belo Campo;
- Bonito;
- Brejões;
- Canarana;
- Caturama,
- Condeúba,
- Encruzilhada,
- Feira da Mata,
- Ibiassucê,
- Ibicoara,
- Ibipitanga,
- Ibitiara,
- Igaporã,
- Ipiaú,
- Iramaia,
- Irecê,
- Iuiú,
- Jaborandi,
- Jacaraci,
- Lajedão,
- Macaúbas,
- Manoel Vitorino,
- Matina,
- Morro do Chapéu,
- Mortugaba,
- Mucugê,
- Novo Horizonte,
- Piripá,
- Presidente Jânio Quadros,
- Quixabeira,
- Serrolândia,
- Tanque Novo,
- Uruçuca
- Vitória da Conquista.
Fonte: Sesab