Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

São João 2023

Neoenergia Coelba remove mais de 600 gambiarras durante festas juninas na Bahia

Ação teve como objetivo combater as irregularidades que representam risco de segurança à população.

Imagem de destaque da notícia

O São João da Bahia contou com diversos polos de comemorações em todo o estado, movimentando milhares de pessoas que buscavam celebrar a data. Para que a festividade fosse comemorada sem nenhum acidente com a rede elétrica, a Neoenergia Coelba montou uma operação para fiscalizar as festas, que resultou na remoção de mais de 600 gambiarras em cidades como Salvador, Juazeiro, Guanambi, Itabuna, Teixeira de Freitas e Jeremoabo.


As populares gambiarras são comumente utilizadas para a realização de conexões temporárias de energia, sem a anuência da Neoenergia Coelba. Executada geralmente por um profissional desqualificado e não autorizado a intervir na rede elétrica, elas representam risco de acidente para a população, podendo provocar um choque elétrico a quem está aproveitando os festejos.

"Em grandes eventos, como o São João e o Carnaval, a distribuidora reforça as ações para remover as gambiarras evitando possíveis choques elétricos. A instalação de barracas para a comercialização de comidas e bebidas durante estas festas, somada ao aumento no fluxo de pessoas, faz com que redobremos a atenção visando a segurança de todos", destacou o supervisor de Gestão Operacional, Jemerson dos Santos.

Risco

A gambiarra configura um risco em virtude da conexão precária de um ou mais aparelhos a uma fonte de energia. Isso sobrecarrega a rede e pode provocar aquecimento dos fios, curtos-circuitos, incêndio, além de gastar mais energia. Esse tipo ligação é considerado um furto de energia, que é crime sujeito às penalidades do Artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves.

(Fonte: Neoenergia Coelba)

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis