Os candidatos que desejarem solicitar isenção à taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 têm até está sexta-feira (28/4) para fazê-lo. O processo é feito on-line, e os requerentes devem se encaixar em algum dos critérios estabelecidos pelo exame. A inscrição geral, para isentos e não isentos, fica aberta de 5 a 16 de junho. A prova será realizada em 5 e 12 de novembro.
Para ter direito à isenção, o candidato terá de cumprir um dos requisitos a seguir: estar cursando o último ano do ensino médio em uma escola pública; ter cursado todo o ensino médio na rede pública; ser bolsista integral em escola de rede privada, desde que a família tenha renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.980); ou candidatos em condição de vulnerabilidade social cadastrados em programas sociais do governo federal.
A isenção deve ser solicitada on-line, na Página do Participante. Basta informar CPF, data de nascimento, telefone válido e e-mail. O resultado do requerimento será divulgado em 8 de maio. Caso seja negado, o candidato poderá entrar com recurso entre 8 e 12 de maio.
Caso o participante tenha solicitado a isenção para o Enem 2022 e não tenha realizado a prova, é necessário justificar a ausência na mesma Página do Participante. Para tal, é preciso anexar algum documento que justifique a falta, como atestado médico ou boletim de ocorrência.