O prefeito Leonardo Cardoso (Leo de Neco - PP) participou do reuniões e audiências nos últimos dias em Brasília fundamentais para evitar perda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), já que dados parciais do Censo 2022 interferem no repasse federal.
Embora o resultado do Censo 2022 ainda não ser oficial, se Gandu não atingir ou superar os atuais 32 778 habitantes, o FPM diminui.
Nesta segunda-feira (16), o prefeito Leo se reuniu o ex-governador da Bahia e atual Ministro da Casa Civil do Brasil, Rui Costa. "O Ministro se comprometeu a ajudar com articulação para evitar a queda do FPM de mais de 100 municípios da Bahia devido ao resultado parcial do Censo 2022", disse o prefeito.
Na última quarta-feira (11), Leo participou da Comissão de Prefeitos também sobre os resultados do Censo 2022 organizada pela União dos Municípios da Bahia (UPB) e liderada pelo vice-presidente e prefeito de Belo Campo, Quinho. "Diversas reuniões e audiências na AGU, TCU e com o Senador Otto Alencar, na qual discutimos sobre a queda do coeficiente do FPM de 101 municípios baianos que pode causar um grave prejuízo aos municípios inclusive de Gandu e juntos vamos lutar para reverter esse quadro", relatou Leo.
"Além disso, aproveitei a oportunidade para fazer alinhamento com o novo governo Lula buscando investimentos para nossa cidade", finalizou o prefeito.
O que é FPM?
O Fundo de Participação dos Municípios é uma transferência constitucional (CF, Art. 159, I, b), da União para os Estados e o Distrito Federal, composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)