O Hemoba lançou uma campanha de Natal para incentivar a população baiana a fazer doação de sangue. Por causa do período de festas, o número de doadores diminuem. O estoque é considerado crítico pelo Hemoba. Atualmente, os grupos sanguíneos A, B e O, principalmente, estão abaixo da capacidade recomendada.
De acordo com o diretor-geral do Hemoba, Luiz Catto, a campanha de Natal é uma oportunidade de conscientizar os voluntários para evitar que a queda de doares coloque em risco a realização de cirurgias eletivas e de emergência.
Horário de funcionamento
O Hemocentro Coordenador, localizado na Av. Vasco da Gama, funciona de segunda a sexta, das 7h30 Às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h30. Já o posto instalado no Salvador Norte Shopping, o atendimento acontece de segunda a sábado, das 9h às 18h; nos hospitais do Subúrbio e Ana Nery, de segunda a sexta, das 7h30 às 16h30, no Roberto Santos, das 8h às 12h e 13h às 17h. Já no Hospital Irmã Dulce, a coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para conferir o horário de atendimento no interior do estado, acesse o site: http://hemoba.ba.gov.br.
O que é necessário para doação de sangue
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é preciso também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.