As películas escuras mais conhecidas como insulfilm tornaram-se mania nacional. É muito comum você ver nos vidros dos carros. Para quem gosta precisa ficar atento, pois foram criadas regras para controlar o uso da película.
Novas regras foram criadas para o uso das películas escuras em carros, mais conhecidas como insulfilm. Elas fazem parte da resolução nº 960/2022 e indicam uma multa de R$ 195,23 e ainda cinco pontos no Carteira Nacional de Habilitação (CNH), caso não sejam cumpridas, além, é claro, do condutor ter o veículo retido para regularização.
O índice de transmitância luminosa do para-brisa e dos vidros laterais dianteiros ficou fixado em 70%, independentemente da cor. Os vidros traseiros devem ter, no mínimo, 28% de visibilidade. Mesma porcentagem aplicada aos carros de passeio e para-brisas de veículos de carga, ônibus e micro-ônibus. Esses valores devem ser impressos na própria película, além de constar também o fabricante.
Aqueles que deixarem bolhas de ar nas principais áreas de visão poderão ser multados. Principalmente se estiverem no para-brisa e nos vidros laterais dianteiros.
As regras não se aplicam a veículos blindados e também aqueles que não circulam em vias públicas, como por exemplo, maquinário rodoviário.