Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Censo 2022

IBGE prorrogará a coleta em campo do Censo Demográfico até o final do ano

De acordo com o instituto, há dificuldades para contratar trabalhadores em determinados locais.

Imagem de destaque da notícia

A coleta em campo do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prorrogará até o início de dezembro. O trabalho de levantamento de informações em campo, que teve início em 1º de agosto, estava previsto para se estender apenas até o fim de outubro, mas segundo o IBGE foi necessária a ampliação das atividades.

De acordo com o instituto, há dificuldades para contratar trabalhadores em determinados locais. Em todo o País, o IBGE conta com 95.448 recenseadores em ação no momento, apenas 52,2% do total de vagas disponíveis. O Estado com maior déficit de recenseadores é o Mato Grosso, com 36,8% do número de vagas ocupadas.

"Praticamente metade do Censo feito nestes dois meses. Ou seja, a operação está atrasada. A gente estava esperando que fosse encerrar a operação agora na primeira semana de outubro", contou Cimar Azeredo, diretor de Pesquisas do IBGE. Ele acredita que o IBGE possa precisar de mais recursos para que o processo termine no prazo estimado.

Segundo o diretor do instituto, a decisão de prorrogar a coleta até início de dezembro é acompanhada de um compromisso de entregar os dados da contagem da população ainda no fim de dezembro ao Tribunal de Contas da União, para subsidiar a repartição do Fundo de Participação de Estados e Municípios. O IBGE está trabalhando na preparação de uma Medida Provisória para permitir a contratação emergencial de recenseadores em condições extraordinárias.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis