Os agentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já estão nas ruas de todo o país, inclusive de Gandu. Sendo a missão, coletar informações da população para o Censo 2022.
Aqui em Gandu, 27 recenseadores estarão visitando os 67 setores censitários (endereços), destes, 48 estão na zona urbana. Para isso, a prefeitura de Gandu fechou uma parceria com o escritório local do IBGE, para ajudar no recenciamento do município.
Com o apoio total da prefeitura de Gandu, o prefeito Leonardo Cardoso visitou o Posto de Coleta nesta manhã de sexta-feira (5), onde dialogou com os recenseadores, Agentes Censitários e o Coordenador de Área. Na oportunidade, o prefeito informa à população ganduense que o levantamento é importante para compor um panorama sobre realidade do município. Logo, subsidia políticas públicas e investimentos do setor privado.
Através do Censo, o orçamento do município pode aumentar, ou seja, segue a tabela de cálculo de coeficiente para repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Por esta razão, que o prefeito entende que mais melhorias acontecerão.
Por fim, o prefeito Leo orienta a população de Gandu, que receba os recenseadores e responda todas as perguntas que servirão de base para os indicadores do município e assim a prefeitura trabalhar da melhor forma que garanta benefício a todos.
Mais da importância do Censo IBGE para município
O Censo coleta dados e traça um perfil completo da população brasileira. Se engana quem acha que a pesquisa realiza apenas a contagem populacional.
As informações trazem dados sobre condições de vida, emprego, renda, acesso a saneamento, saúde e escolaridade, entre outros.