A partir desta segunda-feira (1º), 24 recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vão bater na porta de todas as residências de Gandu para realizar o Censo Demográfico 2022. Receber cada recenseador, o morador contribuirá para da coleta de dados que serve para traçar um panorama do País.
Para quem não sabe, a pesquisa mostrará o tamanho da população e como ela se distribui nos 26 estados e no Distrito Federal.
Após o Censo em 2010 a população de Gandu era cerca de 30.336. Segundo uma estimativa do IBGE até 2021 o município pode ter 32.778 pessoas.
Mais sobre a importância do Censo
O Censo vai trazer informações sobre saúde, escolaridade, fecundidade, mortalidade, natalidade, condições de vida, renda, acesso a saneamento e serviços básicos. Com ele, é possível entender como vive o brasileiro, quais são suas necessidades e carências.
O Censo é a única pesquisa que é feita em todas as casas no Brasil. A partir disso é possível ter as informações necessárias para construir novas escolas, hospitais, saber onde está necessitando de infraestrutura.
Neste ano de eleições estaduais e para o governo federal, ter o quantitativo exato da população é necessário para a realização do segundo turno, já que só ocorre em cidades nas quais existam mais de 200 mil habitantes. Outro fator fundamental é número de deputados federais, estaduais e vereadores que também depende dessa contagem. Enfim, as informações coletadas fazem toda a diferença.
São dois questionário
Básico com 26 perguntas e leva uns cinco minutos para responder.
Amostra: Uma minoria, cerca de 10% dos casos, vai responder o questionário de amostra (77 questões) que leva uns 14 minutos.
Saiba identificar o recenseador
Para que a população participe do questionário e se sinta segura com o acesso dos recenseadores, o IBGE preparou uniforme especial formado por colete azul marinho. Na frente, há um bolso transparente com os dados do funcionário e um QR Code, que poderá ser utilizado para confirmar a identidade e sua função. Também será possível fazer a confirmação no site do IBGE ou ligando para o telefone 0800 721 8181.