Celiane Silva. Há alguns alimentos que não fazem bem para a saúde e consequentemente surgem questionamentos sobre o real efeito que podem provocar no nosso organismo. No entanto, é muito importante considerar que um único alimento não deve ser considerado vilão ou mocinho, mas o conjunto de uma alimentação e estilo de vida e como o seu organismo está preparado para receber esses alimentos, que irão desencadear desfechos positivos ou negativos.
Para quem não sabe, segundo a Nutricionista Celiane Silva, o leite é um dos alimentos que pode ser inflamatório para algumas pessoas. "Ele pode ser inflamatório para pessoas com disbiose e que começam a desenvolver uma sensibilidade a caseína, proteína presente no leite que muitas vezes pode causar sensibilidade e inflamação", explica.
Esse tipo de inflamação é sistêmica e possui baixo grau, além de ser considerada um fator etiológico para o desenvolvimento e progressão de vários distúrbios multifatoriais, dentre eles a aterosclerose, sindrome metabólica, diabetes mellitus do tipo 2 e outras doenças cardiovasculares, conforme esclarece a Nutricionista Celiane.
Por isso, Celiane Silva explica que, qualquer restrição ou exclusão alimentar só deve ser feita para casos específicos e sob recomendação de um nutricionista ou médico.