Esta semana, o Conselho Nacional de Trânsito definiu o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Pela resolução nº 866, a carteira será emitida em 1º de junho de 2022, à medida que o condutor for renovando ou emitindo a segunda via do documento.
Além disso, a CNH poderá ser expedida em meio físico ou digital, ficando a critério do condutor a forma que mais lhe agrade. Na aparência a CNH mudará sua coloração, agora predominam o verde e o amarelo. Ela vai conter a letra "P" para o motorista que ainda possui a Permissão para dirigir, e "D" para quem já tem a carteira definitiva.
Outra novidade na CNH está no quadro com imagem de automóveis e a letra correspondente à sua categoria. Ela marcará no documento quais são as categorias que a pessoa está apta a conduzir. O novo modelo ainda mostrará se o condutor utiliza a CNH para trabalhar, e terá um campo para apresentar possíveis restrições médicas.
O QR code, que armazena as informações contidas na CNH e está disponível nos documentos emitidos a partir de 2017, será mantido. Ademais, com a atualização, o documento deve conter dois números de identificação nacional e um número de identificação estadual.