Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Mancha de óleo: Praias da Bahi

Mancha de óleo chega aos corais da baía de Todos os Santos

Ibama confirma contaminação em praias utilizadas por pescadores e marisqueiras. Presidente do órgão confirma que petróleo é venezuelano

Grupo de Trabalho participa de ações para retirada de óleo na Costa dos Corais em Alagoas. Felipe Brasil/Fotos Públicas
Grupo de Trabalho participa de ações para retirada de óleo na Costa dos Corais em Alagoas. Felipe Brasil/Fotos Públicas

As manchas de óleo que atingem o litoral do Nordeste desde setembro chegaram nesta semana a pontos turísticos importantes da região, entre eles a Baía de Todos-os-Santos, na Bahia, e piscinas naturais de Maragogi e Japaratinga, em Alagoas. Segundo monitoramento do Ibama, já há 178 pontos afetados na costa brasileira.

Estudo encomendado pela Marinha à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aponta que o vazamento de óleo pode ter ocorrido em uma área entre 600 km e 700 km da costa, na altura dos Estados de Sergipe e Alagoas. Na Baía de Todos-os-Santos, manchas de óleo foram vistas nesta quinta-feira, 17, em quatro praias muito procuradas por banhistas: Jaburu, Barra do Pote, Barra Grande e Tairu.

Manchas de óleo na praia da Pituba, em Salvador. Foto/Antonello Veneri

As praias afetadas ficam na cidade de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Segundo Paulo Sergio Menezes Luz, da Superintendência de Defesa Civil da Bahia (Sudec), uma equipe de 30 homens da prefeitura foi remanejada para realizar a limpeza nas áreas, com ajuda voluntária da população local. "Foram retirados até então cerca de três metros cúbicos de material", disse.

Fonte: Veja, El País e Ibama

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis