No último fim de semana, a Polícia Militar da Bahia (PMBA) encerrou 23 festas sem a autorização das prefeituras, conhecidas como "paredão", em todo o estado. Nas ocorrências atendidas, houve a apreensão de 21 veículos, 40 equipamentos de som, uma arma de fogo e drogas, além da prisão de cinco pessoas em flagrante, cinco conduções por desobediência e oito por desacato.
As novas estratégias do Comando de Operações Policiais Militares (Coppm) da PMBA têm como objetivo coibir eventos patrocinados por grupos criminosos que fomentam a comercialização de drogas e a perturbação pública, especialmente nos fins de semana.
O balanço é resultado do trabalho das companhias independentes e batalhões da capital, da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do interior da Bahia, que receberam o apoio das unidades especializadas da corporação.
Zona rural
Um exemplo do resultado da fiscalização intensa em todo o estado foi a apreensão de 10 alto-falantes e seis cornetas em um bar no povoado de Morro do Fundo, zona rural de Serrinha, por policiais militares do 16º Batalhão. A ocorrência foi na noite de domingo (17), por volta das 19h, após denúncias de perturbação do sossego público feitas por populares.
Ao chegar ao local, a guarnição visualizou uma grande quantidade de pessoas e veículos estacionados, sendo que um Fiat Strada, de cor branca, estava com um som do tipo "paredão"na carroceria, em volume elevado. Os militares realizaram a abordagem e apresentaram o material apreendido na delegacia.
"A PM segue contando com o apoio da população através dos nossos canais de denúncia 190 e 181 para coibir ações criminosas e perturbação pública", ressalta a porta-voz da PMBA, major Flávia Barreto.